terça-feira, 18 de maio de 2010

Pedro Rocha


Além do futebol paulista ser um dos maiores celeiros de craques de futebol do mundo, sempre soube receber de braços abertos, todos os jogadores vindo de outros países. Nns vieram em busca da consagração, outros vieram para dar continuidade a sua brilhante carreira ou para inriquecer ainda mais a qualidade do nosso futebol. Posso citar como exemplo, esse gênio, esse mito do futebol mundial que aqui chegou, no começo da década de 70 e permanece conosco até nos dias de hoje, embora não estando bem de saúde.
Pedro Rocha, nasceu no Uruguai, na cidade de Salto, no dia 03/12/1943, ano em que começou a dinastia do tricolor paulista. Pedro Rocha disputou 04 copas do mundo: 62, 66, 70 e 74, pena que em seu currículo não tenha o título de campeão do mundo, porém ele foi eleito pela FIFA, como o melhor jogador do Uruguai da década de 60, quando ele conquistou os títulos mais importantes de sua carreira, Libertadores da América 60, 61 e 66. Foi também campeão do mundo inter-clubes, em 61 e 66, embora quem nunca os conquistou diz que esses títulos não tem valor, pois ainda não eram reconhecido pela FIFA.
Depois de ter conquistado todas essas glórias jogando dez anos no Penârol do Uruguai, Pedro Rocha veio para o Brasil, fazer parte da família São Paulina, pois o tricolor já sonhava em té-lo em sua equipe desde 69. Seu passe custou 150 mil Dólares, mas valeu apena, pois se tratava de um dos maiores jogador do futebol mundial. No começo a adaptação foi dificil, o esquema tático de Zezé Moreira, técnico do São Paulo na época, além disso o tricolor tinha Gerson, o canhotinha de ouro na mesma posição, então Rocha teve que ser improvisado em outra posição, demorando um pouco para se sentir em sua verdadeira casa. Finalmente com a conquista do título de 71 e do vice invicto em 72 é que Pedro Rocha se tornou como o verdadeiro craque e o mais querido da torcida tricolor. Com a saída de Gerson e de Zeze Moreira, Poy assume o comando e o tricolor conquista o título de 75, Rocha é o dono absoluto da camisa 10, porém com as más campanhas de 76 e 77 e com a saida de Poy e Rubens Minelle no comando, Rocha foi emprestado para Coritiba do Paraná, lá conquistou seu último título de campeão estadual. De lá, veio para o Palmeiras numa passagem melancólica, pois não ficou muito tempo. Foi jogar no México, depois nos Estados Unidos, de lá voltou para o Brasil, onde abraçou a carreira de técnico, sem muito sucssso pois só trabalhou em equipes de porte médio. El Verdugo... era assim que Pedro Rocha era chamado. O Cantinho do Passado tem absoluta certeza que você deixou muita saudade a todos os esportistas Uruguaios e Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário