terça-feira, 11 de maio de 2010

Zito


Consultando meu arquivo esportivo, onde eu escrevo as histórias, biografias e as grandes conquistas dos maiores e mais consagrados jogadores de futebol do passado, parei em uma das páginas mais lindas do meu arquivo, página essa que descreve a brilhante carreira desse verdadeiro monstro sagrado da equipe que conquistou brilhantemente, dois títulos mundiais, 58 e 62, jogando fora de seus domínios, isto é, fora do nosso País.
Esse mito do passado nasceu no dia o8 de agosto de 1932 em Roseira, vale do Paraíba, interior de São Paulo. Iniciou sua carreira no Taubaté, mais conhecido por o burro da central, em pouco tempo já era titular absoluto da equipe do Santos Futebol Clube, onde se consagrou no mundo esportivo, e encerrou em grande estilo sua brilhante carreira, pois soube parar na hora.
Foi um dos maiores médio volante do futebol brasileiro, com a mesma técnica e eficiência que atacava também sabia defender, um dos poucos jogadores brasileiros a possuir garra, determinação e um grande poder de liderança. Com todas essas características, levou a equipe santista ao bi-campeonato paulista em 55 / 56 tirando o time da vila belmiro da fila de 20 anos sem conquistar títulos. Em seguida foi convocado para defender a seleção brasileira no campeonato sul-americano, sendo um dos principais jogadores da equipe, como prémio ele foi selecionado entre os 22 que foi defender o Brasil na copa do mundo na Suécia em 58, embora saindo daqui como reserva mas devido sua garra e seu poder de liderança foi promovido a titular logo na terceira partida até a conquista do bi-campeonato realizado no Chile em 62, onde ele marca o gol da vitória num lance de rara coragem e oportunismo. Na Inglaterra em 66 não teve a mesma sorte pois o futebol arte parou na forsa ea deslealdade européia . José Eli de Miranda o popular Zito vestiu a camisa da seleção brasileira em 50 partidas, foi capitão da equipe santista durante quize anos , possui um dos mais rico currículo do futebol. Além do bi-mundial Zito,foi déz vezes campeão paulista bi-campeão da libertadores bi-campeão do mundo inter-clubes,portanto, depois do Rei e seu súdito, Pepe, Zito foi o craque mais importante da grande equipe santista nas décadas 50 e 60 foi o único craque que tinha condições de aconselhar o Rei se pelé estava a fim de brincar ou repudiar um adversário ele pedia calma ao Rei se pelé estava desligado do jogo Zito pedia mais empenho e dedicação a camisa que vestia assim foi José Eli de Miranda, o popular Zito, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário